BLOG

Homenagem na Universidade Católica Portuguesa ao Professor Roberto Carneiro

Homenagem na Universidade Católica Portuguesa ao Professor Roberto Carneiro

Sua Excelência, o Senhor Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa condecorou no dia 10 de maio de 2017 o Prof. Doutor Roberto Carneiro, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução. Estiveram presentes nesta justíssima homenagem os sócios-gerentes da DLC, Ana Maria Fernandes e António Augusto Fernandes.

Um grupo muito significativo de investigadores e de professores, que ao longo de várias décadas colaboraram    com o Prof. Doutor Roberto Carneiro, quiseram homenageá-lo com uma obra que ficará para a posteridade, dedicando-lhe o livro: “O Futuro ao nosso alcance”, cuja finalidade é oferecer aos leitores uma visão inovadora e multifacetada da educação e da formação ao longo da vida.

O Prof. Doutor António Augusto Fernandes, CEO e Partner da DLC, quer dar a conhecer aos clientes e amigos desta empresa o seu contributo para esta obra, com um ensaio sobre a sua mais recente criação: “O Sistema TRIAL” (pág. 315). Assim, coloca aqui o 1º parágrafo da mesma e convida os interessados na aprendizagem do futuro a lerem o pdf com o artigo no formato integral:    Sistema Trial – Uma revolução na Aprendizagem que urge desencadear

Pré-História do Sistema Trial
Pode dizer-se que o Sistema Dual alemão nasceu com as Guildas, que a partir do século XII organizaram as profissões na Alemanha, muito similares às nossas Corporações de Artes e Ofícios, no entanto, este só começa a adquirir a forma atual nas duas últimas décadas do século XIX e nas duas primeiras do século XX, porém, a forma definitiva como o conhecemos hoje, nasce em 1968 com a Lei da Aprendizagem, ou a Berufsbildunggsgeset (Greinert,1995), contudo, só depois da 2ª Guerra Mundial, com destaque para os anos 60, é que o DUAL se impõe na Alemanha e se transforma num dos motores do “milagre económico” quiçá, no mais importante deles, pois ainda hoje mais de 50% dos jovens deste país veem neste sistema a sua principal escolha, sabendo como ela pode ser decisiva para o seu futuro, uma vez que, embora possuam o correspondente ao 12º ano (Ensino Secundário), de acordo com as leis alemãs, não podem transitar para o Ensino Superior (CEDEFOP, 2016).

dlcadmin