Curso de Português Língua Não materna - Módulo 1
Destinatários
Professores do 1º ciclo do ensino básico, professores de português (2º e 3º ciclos do ensino básico; ensino secundário) e professores de educação especial.
Duração
35 Horas
Metodologia
eLearning
Objetivos
- Integração – Educar pela e para a igualdade, em conformidade com o direito à educação e no respeito pela manutenção da língua e da cultura de origem. Apelar à prática do convívio e da cooperação;
- Igualdade – Promover o sucesso escolar como forma de garantir a igualdade de oportunidades. Apelar ao combate às desigualdades sociais e às atitudes discriminatórias;
- Interculturalidade – Fomentar o diálogo entre culturas, em condições de igualdade e de reciprocidade. Apelar à valorização do plurilinguismo e do pluriculturalismo;
- Qualidade – Prosseguir a consecução dos objetivos a que a escola se propõe, no que se refere ao desenvolvimento das competências pessoais, sociais, éticas e intelectuais.
Programa
Selecione a unidade para consultar os respectivos conteúdos do programa
Unidade 1 - Ensino e Aprendizagem do Português como Língua Não Materna
Sessão 1 – Conceitos Essenciais
- Tópico 1 – Língua Materna
- Tópico 2 – Língua Estrangeira
- Tópico 3 – Língua Segunda
- Tópico 4 – Língua Oficial
- Tópico 5 – Língua Nacional
- Tópico 6 – Língua Não Materna
Sessão 2 – Mitos no Ensino da Língua Não Materna
- Tópico 1 – Biografia do autor Barry McLaughlin
- Tópico 2 – As crianças aprendem uma segunda língua mais depressa e com mais facilidade
- Tópico 3 – Quanto mais nova é a criança, mais facilidade terá em adquirir uma segunda língua
- Tópico 4 – As crianças adquirem uma segunda língua logo que a consigam falar
- Tópico 5 – Todas as crianças aprendem uma segunda língua da mesma maneira
Sessão 3 – Estratégias de Aprendizagem no Ensino da Língua Não Materna
- Tópico 1 – Identificação de estratégias
Unidade 2 - O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Qecr) e o Portefólio Europeu De Línguas (Pel)
Sessão 1 – Qecr: Estrutura e Abordagem Por Níveis
- Tópico 1 – Estrutura
- Tópico 2 – Abordagem por níveis
Sessão 2 – Pel: Estrutura e Operacionalização
- Tópico 1 – Estrutura
- Tópico 2 – Utilização
Unidade 3 - Enquadramento Legal do Ensino do Plnm na Escola Pública Portuguesa
Sessão 1 – Cronologia e Interpretação do Suporte Legislativo
- Tópico 1 – Cronologia do suporte legislativo
Unidade 4 - O Perfil Sociolinguístico
Sessão 1 – Perfil Sociolinguístico
- Tópico 1 – Definição de perfis: contexto social e cultural
- Tópico 2 – Dificuldades de aprendizagem do português para perfis específicos
Unidade 5 - Avaliação em Português Língua Não Materna
Sessão 1 – Critérios de Avaliação
- Tópico 1 – Critérios de avaliação
- Tópico 2 – Critérios de atribuição de níveis
Sessão 2 – Instrumentos de Avaliação
- Tópico 1 – Instrumentos de avaliação de diagnóstico
Video introdutório
Partilhar esta página
Contacte-nos
Partilhar esta página
Conheça outras formações
Todos os cursos na área de Línguas
8
Yes
None
1
Nome...
/cursos/linguas/curso-portugues-lingua-nao-materna-modulo-1/