Curso de Avaliação da Formação (professores - formadores)
Destinatários
Formadores e formadoras, técnicos/as de formação e outros profissionais que desenvolvam a sua actividade formativa no âmbito da educação/formação.
Duração
60 Horas
Metodologia
eLearning
Objetivos
- Reflectir sobre os diferentes modelos de aprendizagem e avaliação;
- Identificar as diferentes modalidades e níveis de avaliação, o seu âmbito e aplicação;
- Reconhecer as diferentes etapas do processo de avaliação da formação;
- Apresentar uma abordagem metodológica que sirva de suporte às decisões que devem ser tomadas nos processos de avaliação;
- Identificar as diferentes fases e processos da Abordagem PERTA;
- Desenvolver uma perspectiva integrada de avaliação da formação;
- Sinalizar as principais responsabilidades dos vários elementos envolvidos no processo de avaliação da formação.
Programa
Selecione a unidade para consultar os respectivos conteúdos do programa
Sessão 1 – Enquadramento Histórico dos Modelos de Aprendizagem e da Avaliação
- Tópico 1 – O acto de Avaliar ao longo da História
- Tópico 2 – Da Avaliação de Conhecimentos à Avaliação da Formação/Educação
Sessão 2 – Modelos de Aprendizagem e Modelos de Avaliação
- Tópico 1 – O tempo como factor de mudança
- Tópico 2 – A Avaliação como área científica
Sessão 3 – Modalidades de Avaliação
- Tópico 1 – Novos conceitos, conceitos novos
- Tópico 2 – Fundamentos da Avaliação da Formação
- Tópico 3 – A Avaliação no Ciclo da Formação
- Tópico 4 – Da formação à deformação
- Tópico 5 – Preparação do Processo da Avaliação da Formação
Sessão 1 – A Abordagem PERTA
- Tópico 1 – As fases e os processos
- Tópico 2 – Breve síntese de cada fase
Sessão 1 – Fase I – Preparar a intervenção avaliativa
- Tópico 1 – Processo 1 – Conhecer o contexto de partida da formação
- Tópico 2 – Processo 2 – Planear as intervenções avaliativas
Sessão 2 – Fase II – Elaborar e testar instrumentos para recolha de dados
- Tópico 1 – Processo 3 – Preparar os instrumentos a aplicar nas actividades de avaliação
- Tópico 2 – Processo 4 – Testar instrumentos de avaliação
Sessão 3 – Fase III – Realizar a estratégia avaliativa
- Tópico 1 – Processo 5 – Realizar intervenções avaliativas antes da formação
- Tópico 2 – Processo 6 – Realizar intervenções avaliativas durante a formação
- Tópico 3 – Processo 7 – Realizar intervenções avaliativas após a formação
Sessão 4 – Fase IV – Tratar e analisar os dados recolhidos e produzir relatórios de avaliação
- Tópico 1 – Processo 8 – Tratar e analisar os dados recolhidos após a aplicação das estratégias avaliativas
- Tópico 2 – Processo 9 – Elaborar relatórios de avaliação
Sessão 5 – Fase V – Apresentar e disseminar os resultados da avaliação
- Tópico 1 – Processo 10 – Preparar a apresentação e disseminação dos resultados da avaliação
Sessão 1 – A perspectiva da meta-avaliação
- Tópico 1 – Meta-avaliação: que abordagens?