Formação na área Pedagógica

Curso de Avaliação da Formação (professores - formadores)

Destinatários

Formadores e formadoras, técnicos/as de formação e outros profissionais que desenvolvam a sua actividade formativa no âmbito da educação/formação.

Duração

60 Horas

Metodologia

eLearning

Objetivos

  • Reflectir sobre os diferentes modelos de aprendizagem e avaliação;
  • Identificar as diferentes modalidades e níveis de avaliação, o seu âmbito e aplicação;
  • Reconhecer as diferentes etapas do processo de avaliação da formação;
  • Apresentar uma abordagem metodológica que sirva de suporte às decisões que devem ser tomadas nos processos de avaliação;
  • Identificar as diferentes fases e processos da Abordagem PERTA;
  • Desenvolver uma perspectiva integrada de avaliação da formação;
  • Sinalizar as principais responsabilidades dos vários elementos envolvidos no processo de avaliação da formação.

Programa

Selecione a unidade para consultar os respectivos conteúdos do programa


Unidade 1 - Modelos de Aprendizagem e de Avaliação

Sessão 1 – Enquadramento Histórico dos Modelos de Aprendizagem e da Avaliação

  • Tópico 1 – O acto de Avaliar ao longo da História
  • Tópico 2 – Da Avaliação de Conhecimentos à Avaliação da Formação/Educação

Sessão 2 – Modelos de Aprendizagem e Modelos de Avaliação

  • Tópico 1 – O tempo como factor de mudança
  • Tópico 2 – A Avaliação como área científica

Sessão 3 – Modalidades de Avaliação

  • Tópico 1 – Novos conceitos, conceitos novos
  • Tópico 2 – Fundamentos da Avaliação da Formação
  • Tópico 3 – A Avaliação no Ciclo da Formação
  • Tópico 4 – Da formação à deformação
  • Tópico 5 – Preparação do Processo da Avaliação da Formação

Unidade 2 - Apresentação da abordagem PERTA

Sessão 1 – A Abordagem PERTA

  • Tópico 1 – As fases e os processos
  • Tópico 2 – Breve síntese de cada fase


Unidade 3 - As diferentes fases da abordagem PERTA

Sessão 1 – Fase I – Preparar a intervenção avaliativa

  • Tópico 1 – Processo 1 – Conhecer o contexto de partida da formação
  • Tópico 2 – Processo 2 – Planear as intervenções avaliativas

Sessão 2 – Fase II – Elaborar e testar instrumentos para recolha de dados

  • Tópico 1 – Processo 3 – Preparar os instrumentos a aplicar nas actividades de avaliação
  • Tópico 2 – Processo 4 – Testar instrumentos de avaliação

Sessão 3 – Fase III – Realizar a estratégia avaliativa

  • Tópico 1 – Processo 5 – Realizar intervenções avaliativas antes da formação
  • Tópico 2 – Processo 6 – Realizar intervenções avaliativas durante a formação
  • Tópico 3 – Processo 7 – Realizar intervenções avaliativas após a formação

Sessão 4 – Fase IV – Tratar e analisar os dados recolhidos e produzir relatórios de avaliação

  • Tópico 1 – Processo 8 – Tratar e analisar os dados recolhidos após a aplicação das estratégias avaliativas
  • Tópico 2 – Processo 9 – Elaborar relatórios de avaliação

Sessão 5 – Fase V – Apresentar e disseminar os resultados da avaliação

  • Tópico 1 – Processo 10 – Preparar a apresentação e disseminação dos resultados da avaliação


Unidade 4 - O controlo do processo avaliativo

Sessão 1 – A perspectiva da meta-avaliação

  • Tópico 1 – Meta-avaliação: que abordagens?

Partilhar esta página

Contacte-nos

Se necessitar que qualquer esclarecimento sobre este curso, preencha o formulário em baixo e entraremos em contacto consigo brevemente.


Como conheceu a DLC?
Partilhar esta página
Conheça outras formações

Todos os cursos na área Pedagógica

11
Yes
None
1
Nome...
/cursos/pedagogica/curso-avaliacao-da-formacao-professores-formadores/
Thumbnail

Categories:

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP)
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP) Image

Destinatários: Profissionais que pretendam vir a exercer a sua actividade como formadores nas mais variadas áreas psicossociais ou técnicas – abrangendo habilitações mínimas obrigatórias e habilitações de nível superior.

Curso de Avaliação da Formação (professores - formadores)
Curso de Avaliação da Formação (professores - formadores) Image

Destinatários: Formadores e formadoras, técnicos/as de formação e outros profissionais que desenvolvam a sua actividade formativa no âmbito da educação/formação.

Curso de Técnicas de Avaliação na Formação (professores - formadores)
Curso de Técnicas de Avaliação na Formação (professores - formadores) Image

Destinatários: Formadores e Tutores Profissionais / Professores do Ensino Básico, Secundário e Superior.

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP) Image
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP)
Destinatários: Profissionais que pretendam vir a exercer a sua actividade como formadores nas mais variadas áreas psicossociais ou técnicas – abrangendo habilitações mínimas obrigatórias e habilitações de nível superior.
Curso de Avaliação da Formação (professores - formadores) Image
Curso de Avaliação da Formação (professores - formadores)
Destinatários: Formadores e formadoras, técnicos/as de formação e outros profissionais que desenvolvam a sua actividade formativa no âmbito da educação/formação.
Curso de Técnicas de Avaliação na Formação (professores - formadores) Image
Curso de Técnicas de Avaliação na Formação (professores - formadores)
Destinatários: Formadores e Tutores Profissionais / Professores do Ensino Básico, Secundário e Superior.