Formação na área Pedagógica

Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP)

Destinatários

Profissionais que pretendam vir a exercer a sua actividade como formadores nas mais variadas áreas psicossociais ou técnicas – abrangendo habilitações mínimas obrigatórias e habilitações de nível superior.

Duração

90 Horas

Metodologia

bLearning

Objetivos

  • Caracterizar os sistemas de formação e o papel do formador;
  • Distinguir diferentes teorias, processos e factores de aprendizagem;
  • Aplicar técnicas e métodos pedagógicos em contextos formativos distintos;
  • Animar um grupo de formação;
  • Operacionalizar um curso de formação;
  • Conceber recursos didácticos.

Programa

Selecione a unidade para consultar os respectivos conteúdos do programa


Unidade 1 - Formador: sistema, contextos e perfil

Sessão 1 – Formador: contextos de intervenção

  • Tópico 1 – O papel da formação profissional no contexto actual
  • Tópico 2 – O papel, funções e competências do formador
  • Tópico 3 – Competências formativas face a diferentes contextos de formação

Sessão 2 – Aprendizagem, criatividade e empreendedorismo

  • Tópico 1 – Conceito e as características da aprendizagem
  • Tópico 2 – Diferentes teorias para explicar o mesmo fenómeno
  • Tópico 3 – Factores condicionantes da aprendizagem
  • Tópico 4 – Empreendedorismo

Unidade 2 - Simulação pedagógica inicial

Sessão 1 – Simulação pedagógica inicial

  • Tópico 1 – Simulação pedagógica inicial


Unidade 3 - Comunicação e dinamização de grupos em formação

Sessão 1 – Comunicação e comportamento relacional

  • Tópico 1 – O papel da relação pedagógica no processo formativo

Sessão 2 – Diversidade no contexto de formação

  • Tópico 1 – Os grupos e a sua dinâmica
  • Tópico 2 – Estilos de liderança e seus efeitos na prática pedagógica
  • Tópico 3 – Animação de grupos com percursos diferenciados de aprendizagem


Unidade 4 - Metodologias e estratégias pedagógicas

Sessão 1 – Métodos e técnicas pedagógicas

  • Tópico 1 – Métodos: expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo
  • Tópico 2 – Técnicas: Simulação, jogo de papéis, exposição, demonstração, estudos de casos, tempestade de ideias

Sessão 2 – Pedagogia e aprendizagem inclusiva e diferenciada

  • Tópico 1 – Características da comunicação pedagógica


Unidade 5 - Operacionalização da formação: do plano à ação

Sessão 1 – Competências e objectivos operacionais

  • Tópico 1 – Identificar e definir objectivos pedagógicos
  • Tópico 2 – Objectivos operacionais e áreas do saber
  • Tópico 3 – Como definir e avaliar objectivos
  • Tópico 4 – Estrutura de um Plano de Formação

Sessão 2 – Desenho do processo de formação-aprendizagem

  • Tópico 1 – Etapas de um plano
  • Tópico 2 – Planificação de um módulo de formação


Unidade 6 - Recursos didácticos e multimédia

Sessão 1 – Exploração de recursos didácticos

  • Tópico 1 – Selecção, elaboração e exploração de audiovisuais na formação
  • Tópico 2 – Novos modelos e metodologias de formação
  • Tópico 3 – As funções do formador no contexto da sociedade de formação


Unidade 7 - Plataformas colaborativas e de aprendizagem

Sessão 1 – Plataformas: finalidades e funcionalidades

  • Tópico 1 – Introdução à Avaliação Online
  • Tópico 2 – Avaliação aplicada ao eLearning
  • Tópico 3 – Avaliação aplicada ao bLearning


Unidade 8 - Avaliação da formação e das aprendizagens

Sessão 1 – Avaliação quantitativa e qualitativa

  • Tópico 1 – Conceito, finalidades, objectivos e tipos de avaliação
  • Tópico 2 – Critérios de avaliação e escalas
  • Tópico 3 – Técnicas e instrumentos de avaliação

Sessão 2 – Avaliação: da formação ao contexto de trabalho

  • Tópico 1 – Análise evolutiva e sistémica dos resultados de formação
  • Tópico 2 – Instrumentos de avaliação da formação
  • Tópico 3 – Avaliação da eficácia e eficiência do processo técnico-pedagógico (Donald KirkPatrick)
  • Tópico 4 – Técnicas e instrumentos de recolha de informação


Unidade 9 - Simulação pedagógica final

Sessão 1 – Simulação pedagógica final

  • Tópico 1 – Simulação pedagógica final

Partilhar esta página

Contacte-nos

Se necessitar que qualquer esclarecimento sobre este curso, preencha o formulário em baixo e entraremos em contacto consigo brevemente.


Como conheceu a DLC?
Partilhar esta página
Conheça outras formações

Todos os cursos na área Pedagógica

11
Yes
None
1
Nome...
/cursos/pedagogica/curso-formacao-pedagogica-inicial-formadores-ccp/
Thumbnail

Categories:

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP)
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP) Image

Destinatários: Profissionais que pretendam vir a exercer a sua actividade como formadores nas mais variadas áreas psicossociais ou técnicas – abrangendo habilitações mínimas obrigatórias e habilitações de nível superior.

Curso de Avaliação da Formação (professores - formadores)
Curso de Avaliação da Formação (professores - formadores) Image

Destinatários: Formadores e formadoras, técnicos/as de formação e outros profissionais que desenvolvam a sua actividade formativa no âmbito da educação/formação.

Curso de Técnicas de Avaliação na Formação (professores - formadores)
Curso de Técnicas de Avaliação na Formação (professores - formadores) Image

Destinatários: Formadores e Tutores Profissionais / Professores do Ensino Básico, Secundário e Superior.

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP) Image
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP)
Destinatários: Profissionais que pretendam vir a exercer a sua actividade como formadores nas mais variadas áreas psicossociais ou técnicas – abrangendo habilitações mínimas obrigatórias e habilitações de nível superior.
Curso de Avaliação da Formação (professores - formadores) Image
Curso de Avaliação da Formação (professores - formadores)
Destinatários: Formadores e formadoras, técnicos/as de formação e outros profissionais que desenvolvam a sua actividade formativa no âmbito da educação/formação.
Curso de Técnicas de Avaliação na Formação (professores - formadores) Image
Curso de Técnicas de Avaliação na Formação (professores - formadores)
Destinatários: Formadores e Tutores Profissionais / Professores do Ensino Básico, Secundário e Superior.