Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP)
Destinatários
Profissionais que pretendam vir a exercer a sua actividade como formadores nas mais variadas áreas psicossociais ou técnicas – abrangendo habilitações mínimas obrigatórias e habilitações de nível superior.
Duração
90 Horas
Metodologia
bLearning
Objetivos
- Caracterizar os sistemas de formação e o papel do formador;
- Distinguir diferentes teorias, processos e factores de aprendizagem;
- Aplicar técnicas e métodos pedagógicos em contextos formativos distintos;
- Animar um grupo de formação;
- Operacionalizar um curso de formação;
- Conceber recursos didácticos.
Programa
Selecione a unidade para consultar os respectivos conteúdos do programa
Sessão 1 – Formador: contextos de intervenção
- Tópico 1 – O papel da formação profissional no contexto actual
- Tópico 2 – O papel, funções e competências do formador
- Tópico 3 – Competências formativas face a diferentes contextos de formação
Sessão 2 – Aprendizagem, criatividade e empreendedorismo
- Tópico 1 – Conceito e as características da aprendizagem
- Tópico 2 – Diferentes teorias para explicar o mesmo fenómeno
- Tópico 3 – Factores condicionantes da aprendizagem
- Tópico 4 – Empreendedorismo
Sessão 1 – Simulação pedagógica inicial
- Tópico 1 – Simulação pedagógica inicial
Sessão 1 – Comunicação e comportamento relacional
- Tópico 1 – O papel da relação pedagógica no processo formativo
Sessão 2 – Diversidade no contexto de formação
- Tópico 1 – Os grupos e a sua dinâmica
- Tópico 2 – Estilos de liderança e seus efeitos na prática pedagógica
- Tópico 3 – Animação de grupos com percursos diferenciados de aprendizagem
Sessão 1 – Métodos e técnicas pedagógicas
- Tópico 1 – Métodos: expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo
- Tópico 2 – Técnicas: Simulação, jogo de papéis, exposição, demonstração, estudos de casos, tempestade de ideias
Sessão 2 – Pedagogia e aprendizagem inclusiva e diferenciada
- Tópico 1 – Características da comunicação pedagógica
Sessão 1 – Competências e objectivos operacionais
- Tópico 1 – Identificar e definir objectivos pedagógicos
- Tópico 2 – Objectivos operacionais e áreas do saber
- Tópico 3 – Como definir e avaliar objectivos
- Tópico 4 – Estrutura de um Plano de Formação
Sessão 2 – Desenho do processo de formação-aprendizagem
- Tópico 1 – Etapas de um plano
- Tópico 2 – Planificação de um módulo de formação
Sessão 1 – Exploração de recursos didácticos
- Tópico 1 – Selecção, elaboração e exploração de audiovisuais na formação
- Tópico 2 – Novos modelos e metodologias de formação
- Tópico 3 – As funções do formador no contexto da sociedade de formação
Sessão 1 – Plataformas: finalidades e funcionalidades
- Tópico 1 – Introdução à Avaliação Online
- Tópico 2 – Avaliação aplicada ao eLearning
- Tópico 3 – Avaliação aplicada ao bLearning
Sessão 1 – Avaliação quantitativa e qualitativa
- Tópico 1 – Conceito, finalidades, objectivos e tipos de avaliação
- Tópico 2 – Critérios de avaliação e escalas
- Tópico 3 – Técnicas e instrumentos de avaliação
Sessão 2 – Avaliação: da formação ao contexto de trabalho
- Tópico 1 – Análise evolutiva e sistémica dos resultados de formação
- Tópico 2 – Instrumentos de avaliação da formação
- Tópico 3 – Avaliação da eficácia e eficiência do processo técnico-pedagógico (Donald KirkPatrick)
- Tópico 4 – Técnicas e instrumentos de recolha de informação
Sessão 1 – Simulação pedagógica final
- Tópico 1 – Simulação pedagógica final