Curso de Técnicas de Avaliação na Formação (professores - formadores)
Destinatários
Formadores e Tutores Profissionais / Professores do Ensino Básico, Secundário e Superior.
Duração
60 Horas
Metodologia
eLearning
Objetivos
- Refletir sobre a importância da Avaliação; Identificar os níveis de avaliação, o seu âmbito e aplicação;
- Interpretar o processo de avaliação nas ópticas da subjectividade e da objectividade;
- Construir instrumentos de recolha de informação e de medida do conhecimento e da aprendizagem;
- Seleccionar métodos ou técnicas ajustadas aos diferentes tipos de provas;
- Utilizar modelos que, com eficácia, permitam elaborar provas ajustadas aos diferentes públicos-alvo e a conteúdos de natureza diversa;
- Questionar os processos de avaliação de modo a garantir o controlo da qualidade.
Programa
Selecione a unidade para consultar os respectivos conteúdos do programa
Unidade 1 - As Funções e a Medida na Avaliação da Formação
Sessão 1 – O que é a Avaliação e como se explica a necessidade de Avaliar
- Tópico 1 – Avaliar, Qualificar e Medir
- Tópico 2 – O Rendimento na Formação Profissional
- Tópico 3 – Níveis de Avaliação
Sessão 2 – Modelos Qualitativos e Objectivos em Avaliação
- Tópico 1 – Avaliação Subjectiva vs Objectiva
- Tópico 2 – Avaliação Quantitativa vs Qualitativa
Sessão 3 – Um Sistema de Avaliação
- Tópico 1 – Avaliação Pedagógica no Ensino Presencial vs Ensino à Distância
- Tópico 2 – Avaliação por Objectivos
Unidade 2 - Técnicas e Instrumentos de Recolha de Informação e de Medida do Rendimento
Sessão 1 – Técnicas e Instrumentos de Recolha de Informação
- Tópico 1 – Instrumentos de Recolha de Informação (Observação e Escuta)
- Tópico 2 – Instrumentos de Medição (Testes e Provas)
- Tópico 3 – Instrumentos de Medição do Rendimento
- Tópico 4 – Perguntas de Escolha Múltipla
- Tópico 5 – Diversos Modos de Construção de Perguntas de Escolha Múltipla
- Tópico 6 – Perguntas de Verdadeiro e Falso
- Tópico 7 – Perguntas de Emparelhamento
- Tópico 8 – Perguntas de Completamento de Frases e de Resposta Limitada
- Tópico 9 – Provas de Ensaio, Testes de Produção ou Testes de Perguntas
Unidade 3 - Modalidades de Avaliação
Sessão 1 – Um Processo Contínuo de Avaliação
- Tópico 1 – Avaliação de Diagnóstico
- Tópico 2 – Avaliação Contínua
- Tópico 3 – Avaliação Formativa
- Tópico 4 – Avaliação Somativa e Sumativa
Sessão 2 – Avaliação Aferida
- Tópico 1 – A Aferição dos Instrumentos de Medida
- Tópico 2 – Fiabilidade e Validade das Provas
Unidade 4 - Avaliação na Formação Online
Sessão 1 – Avaliação Aplicada ao eLearning e ao bLearning
- Tópico 1 – Introdução à Avaliação Online
- Tópico 2 – Avaliação Aplicada ao eLearning
- Tópico 3 – Avaliação Aplicada ao bLearning
Unidade 5 - Técnicas de Elaboração de Provas
Sessão 1 – Técnicas de Elaboração de Provas
- Tópico 1 – Tipologia das Provas e Funcionamento Mental
- Tópico 2 – Número de Perguntas por Prova
- Tópico 3 – Critérios de Classificação ou de Cotação de Perguntas
Partilhar esta página
Contacte-nos
Partilhar esta página
Conheça outras formações
Todos os cursos na área Pedagógica
11
Yes
None
1
Nome...
/cursos/pedagogica/curso-tecnicas-avaliacao-formacao-professores-formadores/