Curso 5 – Curso de Pessoas Diretamente Envolvidas na Atividade de Agentes de Seguros, Corretor de Seguros ou Mediador de Resseguros - Ramos Não Vida
Destinatários
Pessoas que queiram ser consultores na área dos seguros e que possuam as habilitações literárias adequadas à especificidade do curso.
Duração
60 Horas
Metodologia
eLearning
Objetivos
- Explicar a Importância da Influência do Seguro no campo Social e Económico;
- Reconhecer a legislação aplicável à atividade seguradora em geral (União Europeia) e em particular,a aplicada no nosso País bom como identificar e a entidade que as supervisiona;
- Explicar algumas das atribuições dos Seguros de Portugal (ISP);
- Identificar os aspectos fundamentais referentes ao exercício da atividade da mediação de seguros em Portugal;
- Identificar os elementos pessoais e formais;
- Reconhecer a amplitude das coberturas dos contratos do Ramo Vida;
- Reconhecer as classificações gerais do Seguro de Vida Clássicos; Reconhecer o conceito de Produtos Financeiros;
- Distinguir principais diferenças entre um Seguro de Vida Individual e um seguro de Grupo.
Programa
Selecione a unidade para consultar os respectivos conteúdos do programa
Sessão 1 – A Importância e a Influência do Seguro
- Tópico 1 – Social e Económico
- Tópico 2 – Prevenção e Segurança
- Tópico 3 – Classificação dos Seguros
- Tópico 4 – Limitações do âmbito do Seguro
- Tópico 5 – Seguros Obrigatórios
Sessão 2 – Mercado Segurador na Ótica da União Europeia
- Tópico 1 – Legislação Comunitária
Sessão 3 – Mercado Segurador Português
- Tópico 1 – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF)
- Tópico 2 – Empresas de Seguros
Sessão 4 – Mercado Segurador e Ressegurador
- Tópico 1 – Mercado Segurador e Ressegurador
Sessão 5 – Competência Financeira
- Tópico 1 – Competência Financeira
Sessão 1 – A Atividade de Mediação de Seguros
- Tópico 1 – Atividade de Mediação
- Tópico 2 – Principais regras aplicáveis à Mediação
Sessão 1 – Contrato de Seguro
- Tópico 1 – Os intervenientes
- Tópico 2 – Caraterísticas
- Tópico 3 – O Risco
Sessão 2 – Tratamento de Reclamações
- Tópico 1 – Reclamações
Sessão 3 – Avaliação das Necessidades dos Clientes
- Tópico 1 – Informação aos Clientes
Sessão 4 – Normas de Ética Empresarial
- Tópico 1 – Noções de Ética Empresarial
Sessão 5 – Gestão dos Conflitos de Interesses
- Tópico 1 – Prevenção e Gestão de Conflitos de Interesses
Sessão 1 – Acidentes Pessoais
- Tópico 1 – Seguro de Acidentes Pessoais
Sessão 2 – Acidentes de Trabalho
- Tópico 1 – Acidentes de Trabalho
- Tópico 2 – Seguros por Área (Subdivisão dos Acidentes de Trabalho)
Sessão 3 – Seguro de Doença
- Tópico 1 – O Seguro de Saúde
Sessão 1 – Seguro de Incêndio e de Elementos da Natureza
- Tópico 1 – Seguro de Incêndio e de Elementos da Natureza
Sessão 2 – Seguro Multirriscos e Seguros de Responsabilidades
- Tópico 1 – Seguros Multirriscos
- Tópico 2 – Seguros de Responsabilidade Civil, Vida Privada ou Familiar, Profissional e de Produtos
Sessão 3 – Seguro Automóvel
- Tópico 1 – Seguro Automóvel – um seguro obrigatório